Norte de Minas discute roteiro da carne de sol

A criação do “Roteiro Turístico da Carne do Sol no Norte de Minas”, como forma de incremento da economia regional foi um dos temas do II Forum de Turismo do Norte de Minas e Encontro de Hotelaria e Gastronomia Mineira, encerrado, ontem, em Montes Claros. O consultor, Alexandre Zubaran, de São Paulo é especializado em criação de roteiros turísticos, veio analisar como implantar esse em Montes Claros e depois na região. Ele conheceu a carne de sol regional somente, ontem, no almoço, pois na noite de quinta-feira, ao chegar de avião, não encontrou nenhum restaurante aberto e que ofertasse o produto.
Zubaran foi estimulado pela gastrônoma, Bernardete Guimarães, que considera a carne de sol regional como a melhor do mundo, por causa, do modelo de criação e alimentação dos bovinos. O paulista Alexandre Zubaran entende ser possível criar os roteiros turísticos a partir da gastronomia do Norte de Minas, que a princípio parece rica. Ele afirma que o turismo além do conteúdo, ainda se apropria da geografia, história e gastronomia, quando pretende se desenvolver. Cita que criou o roteiro de cerveja na região serrana do Rio de Janeiro, que é sucesso. No caso da carne de sol, lembra que ela é bastante conhecida no sertão da Bahia e Pernambuco e agora quer conhecer suas potencialidades no Norte de Minas.
A gastrônoma, Bernardete Guimarães, salienta que em fevereiro realizou a Expedição de Gastronomia e Culinária do Norte de Minas quando reuniu italianos, escocês e dinamarqueses, todos eles capacitados pela única e primeira Faculdade de Gastronomia do mundo, localizada na Itália. Ela fotografou e identificou as potencialidades da culinária da região, depois de percorrer várias rotas. Ela, também, criou a rota do frango, ligando Montes Claros, Juramento, Glaucilândia e Itacambira, mas o projeto não saiu do papel por desinteresse do poder público, que teria de viabilizar a sinalização, capacitação das pessoas envolvidas, além da comunicação, com a criação do site e marketing.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: Gazeta Norte Mineira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos