Jaíba: Ruralminas pretende resolver em breve situação dos invasores de imóveis no fundo da prefeitura

(Por Elton Paixão) Já estão em fase bastante adiantada os trabalhos da Ruralminas visando regularizar a situação dos invasores que ocupam uma grande área urbana no fundo da prefeitura de Jaíba. Mas o governo adianta categoricamente que ninguém terá os lotes de forma gratuita; terão que adquirir a um preço simbólico onde os mesmos terão toda a situação regularizada, inclusive com a devida escritura pública em mãos.
Cerca de 1.000 (um mil) lotes estão ocupados de maneira irregular por invasores ou até mesmo por pessoas que compraram destes. O primeiro passo já foi dado, em que um engenheiro agrimensor já está no local efetuando todo o levantamento de georeferenciamento para identificar a localização de cada lote e das ruas, sendo algumas em fase irregular. Este levantamento topográfico ficará pronto no mês dezembro, e até fevereiro do próximo ano, toda a situação de irregularidades já poderá ser resolvida.
A Ruralminas elaborou um documento regulatório em que prevê todos os requisitos básicos para resolver o impasse da invasão que ocorreu durante a campanha política.
Para a compra do lote ocupado pelo seu devido ocupador, está previsto inicialmente que o preço seja de R$30,00 (trinta reais) por cada metro quadrado. Exemplificando, uma área de 200 metros quadrados sairá pelo valor de sete mil e quinhentos reais, que poderá ser quitado a vista ou em 18 parcelas, sendo que o primeiro pagamento deve ser efetuado no ato do requerimento, ou seja, para confirmar a posse.
Indagamos a chefia local da Ruralminas sobre o valor estipulado, e o representante desta fundação informou que já foi solicitado um desconto, mas somente o Conselho Curador da Ruralminas poderá decidir se pode ou não haver diminuição no valor já estabelecido de trinta reais.
O tamanho de cada área a ser adquirida não poderá ser superior a 1.500 e nem inferior a 125 metros quadrados, podendo ser destinado até três vezes a dimensão da área construída.
O levantamento envolvendo o cadastramento do perfil das pessoas moradoras nesta área será efetuado pelo serviço social da prefeitura de Jaíba.

Área do aeroporto também será colocada à venda
Também será colocada à venda nos próximos dias a área urbana onde era localizado o aeroporto. Ainda falta definir o preço, mas já sabe que é um terreno de 25 hectares e não será vendida toda a área conjunta, sendo divida em oito fatias de três hectares. Trata-se de um local nobre de frente para a rodovia que liga ao Projeto Jaíba, sendo uma área comercial, ou mesmo para chacreamento.
Esta área já foi doada para a prefeitura de Jaíba, sendo que o município não conseguiu dá um destino viável ao terreno, e a Ruralminas recentemente obteve de volta a posse e colocará á venda nos próximos dias através de leilão público pela melhor oferta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos