Barragem Bico da Pedra recupera 30 centímetros do nível de água, mas situação continua crítica

(Por Ivo Júnior) As chuvas que caíram em Janaúba no último final de semana reacenderam a esperança dos gorutubanos em ver novamente a barragem do Bico da Pedra com muita água.
A precipitação de 148 milímetros da última sexta feira, que assustou e ao mesmo tempo alegrou a população de Janaúba e Nova Porteirinha não teve a mesma intensidade no lago e no entorno da barragem Bico da Pedra, porém foi suficiente para conter diminuição do nível e ainda recuperar 30 centímetros de lâmina d’água.
No sábado, dia 21 de Novembro, um dia depois da chuva, o nível estava marcando 537,40 (metros cúbicos), quase dois metros abaixo do nível onde se inicia o “Volume Morto” para a irrigação e 5,40 metros cúbicos abaixo do nível que se encontrava na mesma data, em 2014.
Nesta quarta feira, 25 de Novembro, de acordo com dados do Distrito de Irrigação do Perímetro Irrigado do Gorutuba o nível está a 537,70 metros, portanto 30 centímetros acima do nível que se encontrava no sábado.

Em 25 de novembro de 2014, um ano atrás a barragem estava 5,05 metros acima do volume que se encontra hoje. Para os moradores de Janaúba ver novamente a água descendo pelo vertedouro, também conhecido popularmente como sangradouro é preciso que o lago recupere 15 metros e 30 centímetros cúbicos de água.
Essa é a pior seca que a barragem do Bico da Pedra enfrenta desde a sua construção realizada em 1978 e inaugurada em 1979.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos