Programa “Olhar Janaúba” leva atendimentos oftalmológicos a centenas de crianças e adolescentes de Janaúba

JANAÚBA - Com o slogan Maio Verde - Sinal aberto para a sua saúde, a Secretaria Municipal de Saúde de Janaúba lançou em maio deste ano cinco linhas de cuidado, com objetivo de ampliar a clínica para cuidar melhor do povo gorutubano.
Uma destas linhas de cuidado é o Olhar Janaúba, que no dia 16 de maio de 2015 foi lançada, com a 1ª Jornada Gorutubana de Saúde. Na primeira fase do Olhar Janaúba foram acolhidos 2.216 escolares da faixa-etária de 06 a 10 anos para acuidade visual (Teste de Snellen). Destes, 332 foram encaminhados para o Centro Oftalmológico de Janaúba. Já os adultos da demanda reprimida foram encaminhados 527, com 120 cirurgias de catarata.
Neste caminho, com o Mutirão Oftalmológico, se iniciou o Olhar Janaúba, que consiste na ampliação da quantidade de atendimentos oftalmológicos incluindo anamnese, inspeção, exame de pupila, medida da acuidade visual, refração, retinoscopia e ceratometria, fundoscopia, biomicroscopia do segmento anterior, exame sumário da motilidade ocular e do senso cromático. Também faz parte do Olhar Janaúba cirurgia de catarata, entre outros procedimentos oftalmológicos.
No dia 25 de julho foram atendidos 98 escolares sendo realizados os procedimentos necessários. No mês de agosto serão atendidos mais 200 escolares da faixa etária de 06 a 10 anos.
A segunda fase desta linha de cuidado terá início ainda neste ano e atenderá adolescentes de 11 a 16 anos. As informações são de Idalice Celestina de Souza Martins Coordenadora de Educação em Saúde e Mobilização Social - da Secretaria Municipal de Saúde de Janaúba, que conta com total apoio do secretário de Saúde, Gilson Urbano, que tem feito a diferença na área, no município.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: ASCOM Prefeitura de Janaúba

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos