Igreja: 3º Bispo de Janaúba é empossado

Dom Ricardo Guerrino
O início do mês de agosto ficou marcado no coração dos fiéis católicos da jovem diocese de Janaúba como um momento histórico, diocese que teve seu 3º bispo empossado na tarde deste sábado, dia 1º de agosto em missa campal. Janaúba que é a sede da diocese composta por mais 23 municípios, todos que a partir de agora serão pastoreados pelo episcopado de Dom Ricardo Guerrino Brusati. A missa de posse foi precedida por uma bela carreata, que saiu da igreja Santa Cruz, no bairro Santa Cruz, seguindo até a Praça da Catedral, palco da celebração solene de oficialização do episcopado de Dom Ricardo a frente da diocese janaubense. A celebração foi marcada pela entrega da Chave da cidade pelo prefeito Yuji Yamada ao Bispo Dom Ricardo, que foi acolhido calorosamente pelos crentes de toda diocese. Durante toda a celebração que foi animada pelo grupo de canto Maranatha da paróquia Nossa Senhora Aparecida (Janaúba), podia se vê a alegria estampada no semblante de cada cristão devoto que estava presente.

Transmissão ao vivo
Para aqueles que não puderam estar presentes, a rádio Onda Norte FM 103,9 transmitiu toda a celebração de posse na íntegra, permitindo aos fiéis católicos, ouvirem cada momento da celebração festiva. Cada instante de Fé foi narrado e comentado pelos jornalistas Walber Guimarães, Cleiton Rosa e Pablo de Melo, que se emocionaram durante a cobertura.

A Diocese
A Diocese de Janaúba foi criada em 05 de julho de 2000 pela Bula “Maiori Bono Christifidelieum”, do Papa João Paulo II. A Diocese é constituída pelos municípios de Catuti, Espinosa, Gameleira, Ibiracatu, Indaiabira, Jaíba, Janaúba, Mamonas, Matias Cardoso, Mato Verde, Monte Azul, Montezuma, Ninheira, Nova Porteirinha, Pai Pedro, Porteirinha, Riacho dos Machados, Rio Pardo de Minas, Santo Antônio do Retiro, São João do Paraíso, Serranópolis, Vargem Grande, Varzelândia e Verdelândia.
A Diocese de Janaúba pertence à Província Eclesiástica de Montes Claros, que abrange outras duas igrejas particulares sufragâneas, Januária e Paracatu, tendo como sede metropolitana a Arquidiocese de Montes Claros. Consta no cânon 431 do Código de Direito Canônico que “Província Eclesiástica é um agrupamento de Igrejas Particulares (Dioceses) mais próximas para se promover com maior eficácia a ação pastoral e estimular as relações dos bispos diocesanos entre si”. A Diocese de Janaúba é a caçula da província. Foi criada no ano 2000.
No dia 14 de setembro de 2006, três meses depois de ser transferido para a Diocese de Guaxupé, o primeiro bispo de Janaúba, Dom José Mauro Pereira Bastos, de 51 anos, que entrara para o episcopado há apenas seis anos, morreu num grave acidente ocorrido na estrada de Guaxupé a Belo Horizonte, perto de Carmópolis de Minas. A tragédia comoveu boa parte do Brasil.
Após o episcopado de Dom José Mauro Pereira Basto, no dia 06 de junho de 2007 o Papa Bento XVI nomeava para a Diocese de Janaúba Dom José Ronaldo Ribeiro, que exerceu seu pastoreio até novembro de 2014. E agora, depois de oito meses vacante (sem bispo) a Diocese de Janaúba tem empossado seu 3º Bispo, Dom Ricardo.

Presença de autoridades
A celebração além de ser marcada por uma multidão de cristãos, também teve presença de vereadores, prefeitos, e bispos de outras dioceses, inclusive Dom José Ronaldo Ribeiro agora bispo de Formosa-GO e Dom José Alberto Moura arcebispo da Arquidiocese de Montes Claros.


Confira algumas imagens que marcaram a celebração de posse do 3º Bispo de Janaúba:



O prefeito de Janaúba, Yuji Yamada entregando a Chave da cidade para
o Bispo Dom Ricardo.

Ao lado de Dom Ricardo o padre Leone Russo, que ficou
responsável pela administração da diocese na ausência de um bispo.

O prefeito de Janaúba Yuji Yamada recepcionou o novo Bispo de Janaúba.

Vereadores e prefeitos também estiveram presentes na celebração.

Celebração da Santa Missa de posse de Dom Ricardo.

Dom Alberto arcebispo de Montes Claros passa o báculo a Dom Ricardo,
simbolizando a entrega da autoridade da Igreja as mãos do novo bispo.

Dom Ricardo entregando a Sagrada Comunhão aos fiéis.

Dom Ricardo abraçando a juventude do MAC.

Dom José Ronaldo Ribeiro, agora bispo de Formosa-GO,
também esteve presente na missa de posse do bispo
Dom Ricardo. Na foto Dom Ronaldo e o jornalista Pablo de Melo.
Bastidores da celebração.

Um jantar foi servido no Automóvel Clube para os fiéis leigos, impressa,
padres e bispos. Com a organização do ECC da paróquia do
Sagrado Coração de Jesus de Janaúba-MG.

Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos