Fotógrafo do Norte de Minas alcança a marca de 2.500 aves classificadas cientificamente

(Por Fábio Oliva) Fruto de cinco anos de trabalho de campo, principalmente no Parque Estadual da Mata Seca, em Manga, ontem o fotógrafo Manoel Freitas classificou com rigor científico a 2.500ª ave na maior enciclopédia eletrônica do gênero do país, a wikiaves.com.br, seguramente uma das mais importantes do mundo, em face à riqueza de nossa avifauna. Desse rol, 215 são espécies distintas, todas do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha.
E, tão relevante quanto o número é a regularidade: são postadas fotos atuais, no início – para atender as normas da enciclopédia - no máximo cinco por dia e, depois de promovido à categoria Sênior, 10 imagens. “Mais que talento ou recurso do equipamento”, segundo o ex-chefe de redação das Rádios Terra e Sociedade e ex-editor do Jornal do Norte, “esforço para entender a linguagem das matas”.
Freitas explica que número de espécie é significativo em se tratando de regiões específicas, “sobretudo se levado em conta que o Brasil é o terceiro em biodiversidade em avifauna do planeta, mas o segundo em extinção de espécies”. Destaca, ainda, que mais de 40 registros são ou foram os primeiros no Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha, “e alguns, como a Águia-Pescadora, além de ser o primeiro, assinamos mais 10 retratos, de indivíduos e épocas distintas”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos