YUJI ERRA MUITO E ACERTA QUASE NADA

Um prefeito que não pode ou não sabe discutir e direcionar os assuntos de seu município não se posiciona, ao menos, como um gestor mediano

Yuji Yamada

Há várias vertentes no que diz respeito à maneira de administrar uma instituição pública, porém o que mais se ouve é que uma boa assessoria ajuda a superar as deficiências do gestor, além de ser os assessores responsáveis por encontrar “novos caminhos” promissores. Na verdade, essa deveria ser a regra em todos os casos, pois não há exímio gestor que não precise de sugestões inovadoras e mais favoráveis. Neste caso, a assessoria é de fundamental importância.
Com foco neste recorte trazemos aqui a administração do prefeito Yuji Yamada, em Janaúba. Pelo que se vê não existe entendimento suficiente em matéria de administração pública por parte dele próprio e as pessoas de sua confiança também não apontam direcionamento correto.
Certo é que, na atualidade, Janaúba tem um dos piores desempenhos administrativos de sua história. Ruim para a população, péssimo para o município.
O prefeito erra muito e acerta quase nada.
Há pouco tempo atrás, falávamos que o estágio de desenvolvimento de Janaúba, assim como o do Nordeste estava um passo anterior ao resto da média do país, principalmente quando comparado com o restante do Sudeste.
No entanto, as políticas de assistência social, o estímulo às indústrias, iniciativas de geração de emprego e renda desencadeadas pelas três esferas de governo no Nordeste, sobretudo a manifestação precisa dos prefeitos de lá, estão atraindo empresas que buscam polos de produção mais viáveis para diminuir os custos, e assim, vem transformando o semiárido brasileiro, com exceção de Janaúba e região, em um território mais favorável que o resto do País.
De acordo com relatos de economistas à revista Exame, para que o Nordeste supere a defasagem de desenvolvimento é preciso que o semiárido ande na frente do resto do país por pelo menos mais 16 anos, isto é, se desenvolvendo três pontos a mais que as outras regiões como ocorreu em 2013.
Neste contexto, Janaúba que nos últimos meses pouco se fala em investimento em infraestrutura pública, dada a sorte da atual administração, tende a se distanciar ainda mais do desenvolvimento. Até porque muitos recursos que já estavam garantidos para o município estão voltando por falta de gerenciamento administrativo.
Um breve Checklist , põe as claras a assertiva mencionada. Ainda assim não esgota a lista de deficiência da administração, que poderá ser trazida nos próximos posts.

- SISTEMA DE ARRECADAÇÃO DEFICITÁRIO (acompanhe nota)
- ELEIÇÃO DE DIRETORES DE ESCOLA: NÃO HOUVE (acompanhe nota)
- DINHEIRO VOLTANDO (acompanhe nota)
- CARNAVAL: NÃO TERÁ (acompanhe nota)
- ANIVERSÁRIO DA CIDADE (acompanhe nota)
- DIA DO GORUTUBANO (acompanhe nota)
- DIA DO TRABALHADOR (acompanhe nota)
- ANIMAIS SOLTOS NAS RUAS (acompanhe nota)
- PAGAMENTO ATRASADO (acompanhe nota)
- SERVIÇOS MALFEITOS (acompanhe nota)
- ATERRO SANITÁRIO COM VIDA ÚTIL REDUZIDA (acompanhe nota)
- FALTA CND (acompanhe nota)
- FALTAM MEDICAMENTOS (acompanhe nota)
- FALTAM DE EXAMES (acompanhe nota)
- RECURSOS QUE NÃO SÃO CAPTADOS POR FALTA DE CONTRAPARTIDA (acompanhe nota)
- VOLTA DOS PEQUENOS LIXÕES

ARRECADAÇÃO
Do dia 23 de dezembro de 2014 ao dia 15 de janeiro a prefeitura ficou impossibilitada de gerar boleto de pagamento de contribuição municipal ao contribuinte. Um empresário contou que somente em uma transação imobiliária iria fortalecer as receitas do município em aproximadamente 43 mil reais, Esse foi um dos problemas que atrapalharam a vida deste e de outros contribuintes e que o município deixou de arrecadar por pura ‘ir-responsabilidade’ administrativa.
Segundo um servidor, lotado em outro setor, o sistema não funcionava e não tinha ninguém para resolver ou orientar quem chegava. Esse mesmo servidor informou que o sistema voltou a funcionar, a meia porta.

DIRETORES
Em outubro de 2014, por lei de autoria do ex-vereador Avelino Rodrigues Filho (Dodô) o município teria de realizar eleições para diretores de escolas em todo o município. Infelizmente, o ganho democrático comemorado por pais de alunos e profissionais da educação efetivado no governo anterior não foi executado agora.

RECURSOS VOLTANDO
Recursos que estavam garantidos, por alguma deficiência da administração atual, o município está perdendo. Como, por exemplo, recursos da ordem de 200 mil reais para construção de módulos sanitários (banheiros) para dezenas de moradores na comunidade de Quem Quem. De acordo com ofício 988 do governo de Minas Gerais datado de 19 de dezembro de 2014, o distrato ocorreu por conta da não iniciação da obra que já estava paga.




CARNAVAL
Um dos grandes atrativos de janaúba dos últimos tempos – entre muito bom e razoável, era o carnaval, infelizmente a prefeitura não se planejou para realizá-lo, alegando falta de recursos. Um contrassenso, já que, recursos estão voltando por deficiência administrativa, ainda que seja de outra cifra, mas são recursos que fortaleceriam as receitas do município. Fortalece a falha administrativa o fato de o município ficar mais de 20 dias sem funcionar o sistema de arrecadação.

ANIVERSÁRIO/CIDADE
É bom nem falar, se tornou uma lenda.

DIA DO GORUTUBANO
Para a administração do atual prefeito parece que não existe.

Foto Blog Oliveira Junior
ANIMAIS SOLTOS NAS RUAS
Em um simples giro pela cidade foi possível contar mais de 60 animais de grande porte, como cavalos e bois soltos, vadiando em lotes vagos, logradouros e vias públicas oferecendo riscos aos condutores que trafegam pra lá e pra cá. Pelo que se sabe existe lei que normatiza a apreensão do animal e punição ao proprietário. Animais de porte médio e pequeno, como: cães e gatos também estão fazendo a festa nos lixos na cidade.

PAGAMENTO ATRASADO
O prefeito anunciou que iria pagar o 13º salário para os servidores contratados. Não pagou 2013. Anunciou que pagaria 2014, não pagou na vigência do ano. Mas afirmou que irá pagar agora dia 2 ou 3 de fevereiro de 2015.
No entanto, o sindicato dos servidores está de cabelo em pé, pois o pagamento referente ao mês de dezembro só foi liberado dia 14 de janeiro, um atraso e tanto, que faz lembrar um tempo de que o servidor não guarda nenhuma saudade e já faz muito tempo.

SERVIÇO MALFEITO
Item esse visto por todos os lados em todas as repartições da prefeitura, como por exemplo, operação tapa-buracos, atendimento, licitações, etc...etc...e etc...

ATERRO SANITÁRIO
Uma das grandes obras de Janaúba, sem dúvida, é o aterro sanitário, único da região. A obra que inicialmente tinha vida útil de 30 a 40 anos, reduziu para no máximo 20 anos.

CERTIDÃO NEGATIVA DE DÉBITO (CND)
Por falta de CND o município está deixando de receber vários convênios que beneficiariam diretamente a população.

MEDICAMENTOS
É quase uma constância a falta de medicamentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

EXAMES LABORATORIAIS
Exames laboratoriais, muito pouco é disponibilizado à população, o pior é que até os básicos estão faltando.

SEM CONTRAPARTIDA
A captação de muitos recursos é condicionada a contrapartida do município, geralmente 10%. Isso ocorre há muito tempo. Porém, a administração está deixando de captar vários recursos que exigem essa operação. Vale aqui, ressaltar que a contrapartida volta em, no mínimo, o dobro para o município. Isto é, 5% de Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISS) outra quantia vem do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) além do volume de recursos movimentado no município e ainda a geração de emprego e renda, pois geralmente os convênios geram postos de trabalho.

LIXÕES
Não foi nada fácil acabar com os pequenos lixões que enfeiavam a cidade e infernizavam a vida dos moradores. Naquela época, nos bairros, a coleta era feita por meio de carroças.
Janaúba sofreu um avanço e tanto na coleta acabou com os pequenos lixões e implantou o sistema de coleta seletiva e baniu a coleta por meio de carroças, disponibilizando caminhões.
Agora, não raro se depara em vários pontos com algum lixãozinho. Invés de evoluir retroagiu.




Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos