Minas Gerais cai em ranking de competitividade dos estados

São Paulo e Rio de Janeiro são os estados mais competitivos do Brasil pelo terceiro ano consecutivo, segundo uma pesquisa feita pela consultoria britânica Economist Intelligence Unit por encomenda do Centro de Liderança Pública (CLP).  Mas Minas Gerais, que aparecia no terceiro lugar do ranking, caiu 3 posições, para o 6º lugar.
O ranking considera a infraestrutura e a burocracia, dando notas de 1 a cem em oito quesitos: ambiente político, ambiente econômico, regime de impostos e regulação, políticas para o investimento estrangeiro, recursos humanos, infraestrutura, inovação e sustentabilidade.
São Paulo lidera a tabela com 77,2 pontos, e é o único estado considerado "muito bom". Rio de Janeiro e Paraná têm, respectivamente, 72,3 e 69,3 pontos. Os dois estados, mais Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais são considerados "bons".
A maioria dos estados aparece como "moderados": Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Amazonas, Bahia, Pernambuco, Ceará, Sergipe, Alagoas, Paraíba, Pará, Acre, Rio Grande do Norte, Roraima, Rondônia e Tocantins. Piauí, Maranhão e Amapá são considerados "ruins", com o último carregando a "lanterna", com 18,6 pontos.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Advogado é preso em Porteirinha depois de roubar, agredir dois homens e fingir ser um policial civil

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou